Chamada para o Programa de Leitorado FAPESP e Embaixada do Brasil na França - 2024

Este Programa de Leitorado conjunto busca viabilizar o envio de pesquisadores/professores do estado de São Paulo e bolsistas de Doutorado e Pós-Doutorado da Fundação para lecionarem língua portuguesa em instituições universitárias francesas, bem como desenvolver atividades acadêmicas, pedagógicas e/ou culturais relacionadas ao Brasil, contando com a Embaixada do Brasil na França para coordenação das ações junto às universidades francesas. A duração é de até 12 meses consecutivos, improrrogáveis, a partir do início do período letivo 2024-2025.

Candidatos devem ter diploma de graduação na área de licenciatura em linguística ou licenciatura em letras, reconhecido na forma da legislação brasileira, e possuir título acadêmico, no mínimo de mestrado, além de comprovada experiência em ensino de português e comprovada  proficiência na língua francesa. Para serem elegíveis à possiblidade de financiamento por parte da FAPESP, bolsistas FAPESP de Doutorado e Pós-Doutorado devem atender aos critérios da modalidade Bolsa Estágio de Pesquisa no Exterior (BEPE) e pesquisadores doutores vinculados a instituições de ensino e pesquisa no estado de São Paulo devem atender aos critérios da modalidade Bolsa de Pesquisa no Exterior (BPE)

Participam desta iniciativa as seguintes universidades: Clermont Auvergne, Montpellier III (Paul Valéry), La Rochelle, Toulouse (Jean Jaurès), Bordeaux Montaigne, Paris-Est Créteil (AEI International School), Sorbonne, Paris 8 Vincennes - Saint-Denis e Panthéon-Sorbonne (Paris 1).

Envio de candidaturas até 23/06/2024. Mais informações na Chamada.

Thumbnail
Chamada

Candidatos devem ter diploma de graduação na área de licenciatura em linguística ou letras e possuir título acadêmico, além de experiência em ensino de português e proficiência na língua francesa. Inscrições até 23/06/2024.