GIP

O sistema Gestão da Informação de Projetos (GIP) gerencia e controla a execução dos projetos de pesquisas financiados com verbas extraorçamentárias das agências de fomento, em total aderência aos modernos procedimentos de gestão de auxílios financeiros e prestações de contas online, com a transparência, segurança e agilidade que dele se espera.

O GIP é um sistema para agilizar a prestação de contas de bolsas e auxílios à pesquisa de agências de fomento externas à USP. O acesso é feito pelo número USP e senha única.

Dicas para o uso do GIP e prestação de contas:

  • Acesse o sistema GIP antes mesmo de utilizar sua reserva técnica ou outras alíneas de seu auxílio, para se familiarizar com as telas do GIP:
  • Realize o procedimento com calma e atenção, pois cadastros incorretos demandarão ainda mais tempo e serão mais difíceis de serem corrigidos;
  • Não se aflija com o encerramento do prazo para a entrega da prestação de contas, pois há possibilidade de solicitar prorrogação no sistema SAGe (FAPESP);
  • Dê preferência à Prestação de Contas Simplificada, que atende todas as demandas de bolsas e auxílios regulares.

Primeiros passos no GIP:

  1. Acesse o sistema GIP com seu número USP e senha única.
  2. Busque no GIP e atualize seu auxílio de acordo com as informações constantes no SAGe e no seu Termo de Outorga. Caso não localize o cadastro do auxílio, haverá necessidade de realizá-lo (raramente ocorre). Para tanto, basta seguir as orientações detalhadas descritas no manual, no FAQ e nos Vídeos GIP.
  3. Para a realização da prestação de contas há 2 menus importantes:
    • Projetos > Auxílios: Onde quase todas as abas deverão ser alimentadas (vide item 4) e
    • Projetos > Prestação de Contas: Esse menu deverá ser acessado somente depois de finalizados os lançamentos nas abas do menu “Auxílio”, pois será nesse momento que você apenas selecionará os pagamentos cadastrados no menu "Auxílio", que deverão ser enviados à FAPESP.
  4. Preencha quase todas as abas do menu Projetos>Auxílios. As abas Auxílio, Alíneas, Agenda Prest Contas, Agenda Rel Cientif, Arquivos, E-mails Notificações devem ser preenchidas para todos os tipos de auxílio.
  5. Durante o período de desenvolvimento de seu projeto, sempre que houver liberações e pagamentos, lembre-se de fazer o upload dos comprovantes e cadastrar as informações no menu Projetos>Auxílios, abas: Reserva, Liberações, Pagamentos, Arquivos Anexados, Materiais (quando adquiridos, por exemplo, livros).
  6. Quando de fato for iniciar sua prestação de contas ou editar seu auxílio, tenhas em mãos os seguintes documentos para facilitar o procedimento:
    • O Termo de Outorga (SAGe-FAPESP)
    • Os Extratos de movimentação financeira (Agilis ou SIAFI)
    • As Notas Fiscais e Recibos (pdf)
    • Os Boletos e Quitações (pdf)
    • Os 3 Orçamentos para o caso de despesas acima de 10 salários mínimos
    • Os E-tickets e comprovantes de embarque
    • Os Certificados de participação em eventos
    • A Conversão do câmbio, quando necessário (https://www.bcb.gov.br/conversao)
  7. Se ainda restarem dúvidas, consulte o material mencionado no item 3, principalmente o FAQ, pois grande parte delas já se encontram respondidas.
  8. Caso precise de orientações adicionais, entre em contato com o EAIP.
     
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O sistema Gestão da Informação de Projetos (GIP) gerencia e controla a execução dos projetos de pesquisas financiados com verbas extraorçamentárias das agências de fomento, em total aderência aos modernos procedimentos de gestão de auxílios financeiros e prestações de contas online, com a transparência, segurança e agilidade que dele se espera.

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