FAPESP - Belmont Forum: Chamada Regional África

Membro há

3 anos 8 meses
24 Maio - 31 Agosto 2024
Fomento
FAPESP

 

Sumário

A FAPESP e outras 15 instituições de fomento de diferentes países ou de alcance global lançam, no âmbito do Belmont Forum, Chamada de projetos de pesquisa sobre o tema "Chamada Regional África".
Edital: https://fapesp.br/16811/fapesp-belmont-forum-chamada-regional-africa

Data limite de submissão de pré-propostas (somente ao Belmont Forum):

31 de agosto de 2024

Data limite para submissão de propostas completas ao Belmont Forum e à FAPESP:

31 de dezembro de 2024

Duração dos projetos:

Até 36 meses

Modalidade de Fomento:

Auxílio à Pesquisa Regular, considerando as excepcionalidades descritas no item 4.4 da chamada

Elegibilidade:

Proponentes do estado de São Paulo devem ser pesquisadores estabelecidos com um histórico comprovado de participação em projetos internacionais interdisciplinares nos temas abordados na Chamada (item 4.1); é obrigatória a consulta de elegibilidade por e-mail. É obrigatório ter realizado curso em pesquisa transdisciplinar.

Submissão:

a. O pesquisador líder de cada consórcio internacional deverá encaminhar a pré-proposta conforme as diretrizes do Belmont Forum (https://belmontforum.org/cras#forests2024) até 31 de agosto de 2024.

b. Caso seu consórcio seja habilitado pelo Secretariado da Chamada na etapa de pré-propostas, o pesquisador proponente do estado de São Paulo receberá uma mensagem de e-mail individual com instruções sobre como submeter a documentação completa e necessária através do sistema SAGe (para a FAPESP) e do BFgo (para o Belmont Formum) até 31 de dezembro de 2024.

 

Contato na FAPESP:

Carolina Costa: chamada-bf-africa@fapesp.br

Secretariado da Chamada:

help@belmontforum.org (“ARC query”)


 

A Chamada Regional da África (ARC) 2024 busca enfrentar os desafios da vulnerabilidade climática no continente africano, exacerbados pela interação de múltiplos fatores estressantes e pela baixa capacidade adaptativa regional. Nove dos dez países mais vulneráveis às mudanças climáticas do mundo estão localizados na África Subsaariana. Esta Chamada é apoiada por 15 agências de fomento internacionais (França. Alemanha, Botsuana, Moçambique, república Democrática do Congo, Namíbia, Ruanda, Quênia, África do Sul, Estados Unidos, Gana e Suíça), além de contar com alcance global por intermédio do Future Earth, Schmidt Ocean Institute e International Oceanographic Commission. A lista completa de participantes pode ser encontrada em: https://www.belmontforum.org/cras#arc.

Temas Científicos

As propostas de pesquisa e os consórcios devem incluir perspectivas das Ciências Sociais e Humanas, assim como das Ciências Naturais e Físicas. Devem também envolver efetivamente atores sociais, usando abordagens participativas, cocriação, codesenvolvimento e coimplementação. As propostas devem atender pelo menos dois dos três temas a seguir, buscando conexões transversais entre eles:

  1. Nexus Água-Energia-Alimentos-Saúde
  2. Poluição
  3. Preparação, Resposta e Recuperação de Desastres

A economia verde e azul também foi identificada como uma questão transversal aos três temas. Além disso, a educação e a conscientização foram identificadas como atividades transversais que envolvem o design e a entrega de programas e materiais educacionais e de comunicação que possam aumentar o conhecimento e as habilidades do público e dos agentes envolvidos sobre a conservação de recursos, a fim de aumentar a participação e autonomia da comunidade nos três temas identificados.

Modalidade e Eligibilidade

  • As propostas devem atender às condições gerais da modalidade Auxílio à Pesquisa Regular (APR) (www.fapesp.br/apr), observando-se as excepcionalidades descritas no item 4.4 desta Chamada.
  • Proponentes do estado de São Paulo devem ser pesquisadores bem estabelecidos, com um histórico comprovado de participação em projetos internacionais interdisciplinares, envolvendo as áreas científicas da proposta.
  • É necessário que o pesquisador interessado do estado de São Paulo submeta à FAPESP uma consulta quanto à sua elegibilidade até 31 de julho de 2024.
  • O pesquisador líder de cada consórcio internacional deverá encaminhar a pré-proposta conforme as diretrizes do Belmont Forum (https://belmontforum.org/cras#forests2024) até 31 de agosto de 2024.
  • Os pesquisadores considerados elegíveis para a Chamada receberão instruções para submissão da proposta completa via diligência através do SAGe. A proposta completa deve ser apresentada até 31 de dezembro de 2024.
  • Espera-se que as solicitações para esta Chamada sejam feitas por meio de consórcios transnacionais de pesquisa, conforme definido na Chamada do Belmont Forum. Somente serão selecionadas propostas que incluam contribuições de pesquisadores apoiados por agências financiadoras participantes de pelo menos 3 nacionalidades distintas.

Informações devem ser consultadas no Edital : https://fapesp.br/16811/fapesp-belmont-forum-chamada-regional-africa

A FAPESP e outras 15 instituições de fomento de diferentes países ou de alcance global lançam, no âmbito do Belmont Forum, Chamada de projetos de pesquisa sobre o tema "Chamada Regional África". Espera-se que as solicitações para esta Chamada sejam feitas por meio de consórcios transnacionais de pesquisa, conforme definido na Chamada do Belmont Forum. Somente serão selecionadas propostas que incluam contribuições de pesquisadores apoiados por agências financiadoras participantes de pelo menos 3 nacionalidades distintas.

 

Período do edital
-