Para todas as Instituições (inclusive USP para envio de Complementos de Prestação de Contas) - SAGe:
Para a elaboração e submissão de Prestações de Contas eletrônicas via SAGe, inclusive Complementos de Prestação de Contas, os usuários podem acessar, no link “Manuais” do próprio SAGe, os manuais:
- Elaboração e Submissão de Prestação de Contas: descreve os passos necessários para: cadastramento de Comprovantes de Despesa e itens de Material Permanente para Doação/Cessão de Uso; elaboração e submissão de Prestações de Contas e Complementos de Prestação de Contas; solicitações de reembolsos e devoluções de recursos.
- Delegação de Prestação de Contas para Escritórios ou Terceiros: Descreve os passos necessários para: cadastramento dos membros dos escritórios; autorização para escritórios ou terceiros prestarem contas (e consequentemente poderem cadastrar comprovantes de despesa), e o acesso aos processos por estas pessoas. Detalha também o funcionamento da submissão e aprovação das Prestações de Contas elaboradas por escritórios ou terceiros.
A FAPESP também disponibiliza o “Vídeo – Elaboração de Prestação de Contas Eletrônica” com a simulação da inclusão de comprovantes de despesas, elaboração e submissão de uma Prestação de Contas. O vídeo pode ser utilizado como um tutorial para as principais funcionalidades do módulo de Prestação de Contas eletrônica do SAGe. O link para acesso ao vídeo está disponível na barra lateral da página www.fapesp.br/normaspc e também na página www.fapesp.br/14840.
Para processos vinculados a unidades da USP - GIP:
Desde 19/04/2021, as prestações de contas iniciais dos processos de auxílios com a FAPESP deverão ser submetidas em formato digital, obrigatoriamente por meio do Sistema GIP, para projetos institucionais USP.
- Acesso para o GIP: (https://uspdigital.usp.br/gpusp/).
- Manual de Treinamento para bolsista (veja aqui)
Obs: No momento o sistema está passando por melhorias, quando o bolsista for fazer o primeiro acesso deverá entrar em contanto com o EAIP da FMUSP para encaminhar número USP do aluno e do orientador para que os mesmos sejam revalidados no acesso ao sistema.
Eventuais dúvidas sobre o uso do sistema poderão ser encaminhadas ao Escritório de Apoio Institucional ao Pesquisado (EAIP-FFLCH) através do e-mail: eaip.fflch@usp.br, telefone 2648-1316.
Informações adicionais disponíveis também no site da PRP: http://prp.usp.br/gip/
Treinamento GIP para Prestação de Contas - Vídeo
Documentos/processos necessários para gerenciamento do projeto:
- Cópia do Termo de Outorga assinado;
- Cópia do processo detalhado do Projeto emitido pela FAPESP;
- Se temático definição de valores recursos complementares;
- Cronograma de Execução de Compras;
- Dar a permissão de acesso ao projeto nos sistemas: Agilis e GIP, para o EAIP-FFLCH.