Há algum passo a passo para orientar a elaboração e submissão de Prestações de Contas eletrônicas?

Para todas as Instituições (inclusive USP para envio de Complementos de Prestação de Contas) - SAGe:

Para a elaboração e submissão de Prestações de Contas eletrônicas via SAGe, inclusive Complementos de Prestação de Contas, os usuários podem acessar, no link “Manuais” do próprio SAGe, os manuais:

  • Elaboração e Submissão de Prestação de Contas: descreve os passos necessários para: cadastramento de Comprovantes de Despesa e itens de Material Permanente para Doação/Cessão de Uso; elaboração e submissão de Prestações de Contas e Complementos de Prestação de Contas; solicitações de reembolsos e devoluções de recursos.
  • Delegação de Prestação de Contas para Escritórios ou Terceiros: Descreve os passos necessários para: cadastramento dos membros dos escritórios; autorização para escritórios ou terceiros prestarem contas (e consequentemente poderem cadastrar comprovantes de despesa), e o acesso aos processos por estas pessoas. Detalha também o funcionamento da submissão e aprovação das Prestações de Contas elaboradas por escritórios ou terceiros.

A FAPESP também disponibiliza o “Vídeo – Elaboração de Prestação de Contas Eletrônica” com a simulação da inclusão de comprovantes de despesas, elaboração e submissão de uma Prestação de Contas. O vídeo pode ser utilizado como um tutorial para as principais funcionalidades do módulo de Prestação de Contas eletrônica do SAGe. O link para acesso ao vídeo está disponível na barra lateral da página www.fapesp.br/normaspc e também na página www.fapesp.br/14840.

Para processos vinculados a unidades da USP - GIP:

Desde 19/04/2021, as prestações de contas iniciais dos processos de auxílios com a FAPESP deverão ser submetidas em formato digital, obrigatoriamente por meio do Sistema GIP, para projetos institucionais USP.

- Acesso para o GIP: (https://uspdigital.usp.br/gpusp/).

- Manual de Treinamento para bolsista (veja aqui)

Obs: No momento o sistema está passando por melhorias, quando o bolsista for fazer o primeiro acesso deverá entrar em contanto com o EAIP da FMUSP para encaminhar número USP do aluno e do orientador para que os mesmos sejam revalidados no acesso ao sistema.

Eventuais dúvidas sobre o uso do sistema poderão ser encaminhadas ao Escritório de Apoio Institucional ao Pesquisado (EAIP-FFLCH) através do e-mail: eaip.fflch@usp.br, telefone 2648-1316.

Informações adicionais disponíveis também no site da PRP: http://prp.usp.br/gip/

Treinamento GIP para Prestação de Contas - Vídeo

Documentos/processos necessários para gerenciamento do projeto:

  • Cópia do Termo de Outorga assinado;
  • Cópia do processo detalhado do Projeto emitido pela FAPESP;
  • Se temático definição de valores recursos complementares;
  • Cronograma de Execução de Compras;
  • Dar a permissão de acesso ao projeto nos sistemas:  Agilis e GIP, para o EAIP-FFLCH.