Pós-doutorado em linguística e evolução humana na USP

Agência FAPESP – Uma oportunidade de pós-doutorado com bolsa da FAPESP está disponível pelo projeto “Inovações em comunidades humanas e não humanas”, vinculado ao Programa São Paulo Excellence Chair (SPEC). O prazo de inscrição acaba na sexta-feira (07/07).

O projeto é desenvolvido no Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo (IB-USP) e pretende criar uma metodologia formal original para comparar expressões simbólicas humanas aparentemente heterogêneas – gravuras pré-históricas e linguagem –, procurando minimizar a imprecisão de inferências arqueológicas feitas até hoje.

O objetivo principal da pesquisa é determinar, primariamente, se os abstratos padrões geométricos de gravuras não figurativas pré-históricas sinalizam a disponibilidade de uma gramática formal paralela àquela observada em línguas humanas da atualidade.

A vaga se destina a cientista júnior que tenha produzido pesquisas originais no campo da linguística evolutiva, com ampla base de linguística formal e em arqueologia e disposto a trabalhar em direção à integração entre registros de material pré-histórico e linguística evolutiva.

Os interessados devem enviar comprovação de doutorado na área, uma ou mais publicações acadêmicas no tópico do projeto, súmula curricular, resumo da abordagem da proposta, declaração de fluência em inglês, carta de interesse e duas cartas de recomendação para o e-mail do pesquisador Shigeru Miyagawa (miyagawa@mit.edu), com cópia para okumuram@usp.br. O título do e-mail deve ser “SPEC – Postdoctoral Application”.

A seleção preliminar dos candidatos começará com a análise dos documentos enviados. Os selecionados serão convidados a realizar uma entrevista, pessoalmente ou on-line.

Mais informações sobre a vaga em: www.fapesp.br/oportunidades/6029/.

A oportunidade de pós-doutorado está aberta a brasileiros e estrangeiros. O selecionado receberá Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 9.047,40 mensais e Reserva Técnica equivalente a 10% do valor anual da bolsa para atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

Caso o bolsista de PD resida em domicílio fora da cidade na qual se localiza a instituição-sede da pesquisa e precise se mudar, poderá ter direito a um auxílio-instalação. Mais informações sobre a Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em www.fapesp.br/bolsas/pd.

Outras vagas de bolsas, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades, em www.fapesp.br/oportunidades.

Este texto foi originalmente publicado por Agência FAPESP de acordo com a licença Creative Commons CC-BY-NC-ND. Leia o original aqui.

Chamada

Projeto investiga se os abstratos padrões geométricos de gravuras pré-históricas sinalizam a disponibilidade de uma gramática formal paralela à observada em línguas humanas da atualidade