
A Chamada PROCAD - Ação de Apoio à Cooperação Acadêmica - Segurança Pública e Democracia é resultado de um Edital Conjunto entre a CAPES e a SENASP/MJSP. Esta iniciativa visa apoiar e fortalecer a Cooperação Acadêmica, fomentando a pesquisa acadêmico-científica, a formação de pessoal qualificado e atividades de extensão em temas prioritários da segurança pública. O objetivo é subsidiar a formulação, implementação e avaliação de políticas públicas na área
Cada proposta de cooperação acadêmico-científica deverá ser constituída por, no mínimo, 2 (duas) equipes oriundas de pelo menos duas unidades federativas distintas. O(a) proponente (Coordenador Principal) deve ser orientador(a) docente permanente ou colaborador(a) de um PPG stricto sensu recomendado pela CAPES, vinculado(a) a pelo menos um PPG recomendado. As propostas deverão ser submetidas à anuência/homologação do Pró-Reitor de PósGraduação e Pesquisa, por meio de parecer.
Cada projeto será apoiado com valor máximo de até R$ 1.000.000,00, podendo contemplar Recursos de Custeio, Rcursos de Capital e Bolsas de estudo no país (Mestrado, Doutorado, Pós-Doutorado e Iniciação à Extensão).
Serão aprovadas 6 (seis) propostas, sendo uma para cada Eixo Estratégico:
- Avaliação de implementação de políticas de segurança pública
- Saúde e qualidade de vida no trabalho dos profissionais do SUSP
- Atuação do crime organizado e estratégias de enfrentamento
- Segurança pública e o enfrentamento das desigualdades racial e de gênero
- Impactos da incidência de armas de fogo na segurança pública
- Vitimização e letalidade na atuação policial
As propostas deverão ser submetidas de 02/06 a 01/08/2025, exclusivamente por meio de sistema eletrônico, em formulário específico, disponível no endereço: https://inscricao.capes.gov.br/individual
Para mais informações, consultar o Edital: https://www.gov.br/capes/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/bo…
Edital conjunto CAPES, SENASP e PROCAD tem o objetivo de subsidiar a formulação, implementação e avaliação de políticas públicas das áreas de segurança pública e democracia. Inscrições até 01/08/2025.