Programa Institucional de Internacionalização - Print

Aviso! A pandemia da COVID-19 e as condições sanitárias ditaram novas regras para a mobilidade internacional de pessoas e a concessão de vistos, que ficaram condicionadas à situação vacinal do viajante.

Assim, brasileiros que tenham sido vacinados com um imunizante reconhecido pela Agência Europeia de Medicamentos (Pfizer, Moderna, AstraZeneca ou Janssen) e cujo esquema vacinal esteja completo passaram a ter a entrada autorizada em diversos países. 

A vacinação de bolsistas e pesquisadores com mobilidade internacional prevista a partir de setembro de 2021 tem sido, por estas razões, objeto de atenção da CAPES. 

A CAPES e o Ministério da Educação estão em tratativas com o Ministério da Saúde, e também com os parceiros internacionais, em busca de uma solução para a mobilidade dos bolsistas dos seus programas internacionais. Desse modo, tão logo tenhamos informações concretas, um novo comunicado será publicado em nossos canais oficiais. 
Acompanhe-nos!

Aviso! A Pandemia do Coronavírus-19 continua a impactar e alterar a vida das sociedades , nomeadamente a vida acadêmica (universidades) e o ensino superior. O início da Vacinação em muitos países é ainda recente e a nova cepa do vírus tem vindo a complicar o cenário a nível mundial. Assim sendo, a CAPES informa que aqueles editais que fizeram seleção de bolsistas ao longo de 2020 deverão ter a implementação das bolsas avaliadas constantemente, considerando as medidas sanitárias e as políticas de mobilidade adotadas nos países – destino dos bolsistas/pesquisadores, podendo ter o cronograma previsto em edital alterado. Ressaltamos, contudo, a firme disposição da CAPES em manter os seus programas, salvaguardando a saúde dos bolsistas e a ciência brasileira.

A adesão do PPG ao Programa CAPES-PrInt, não impede a participação dos seus docentes e discentes nos Programas de Cooperação Internacional, no âmbito de acordos assinados e gerenciados pela CAPES (ex.: CAPES/Cofecub, CAPES/DAAD Probral, entre outros).

Os Programas de Pós Graduação participantes do Programa CAPES-PrInt não poderão indicar estudantes para o PDSE.

Tipo de Programa

Projeto Institucional

Objetivo

Fomentar a construção, a implementação e a consolidação de planos estratégicos de internacionalização das instituições contempladas nas áreas do conhecimento por elas priorizadas; Estimular a formação de redes de pesquisas internacionais com vistas a aprimorar a qualidade da produção acadêmica vinculadas à pós-graduação; Ampliar as ações de apoio à internacionalização na pós-graduação das instituições contempladas; Promover a mobilidade de docentes e discentes, com ênfase em doutorandos, pós-doutorandos e docentes para o exterior e do exterior para o Brasil, vinculados a programas de pós-graduação stricto sensu com cooperação internacional; Fomentar a transformação das instituições participantes em um ambiente internacional; e Integrar outras ações de fomento da CAPES ao esforço de internacionalização.

Itens Financiáveis

  • Auxílio para Missões de Trabalho no Exterior;
  • Recursos para Manutenção de Projetos;
  • Bolsas no Exterior:
    • Doutorado Sanduíche;
    • Professor Visitante Junior (antigo pós-doutorado com vínculo empregatício);
    • Professor Visitante Sênior (antigo estágio sênior no exterior);
    • Capacitação em cursos de curta duração ou “summer/winter schools”.
  • Bolsas no País:
    • Jovem Talento;
    • Professor Visitante;
    • Pós-Doutorado.

Duração dos Projetos

Até 4 anos com início a partir de novembro de 2018.

Parcerias

Contato

Links Disponíveis

Cronograma de indicação de bolsistas

Indicação de bolsistas no SCBA
Período de indicação do bolsista no SCBA      Período de início da bolsa      Responsável
01 de abril a 14 de abril de 2022 Junho a agosto de 2022 Pró-Reitoria de Pós-Graduação ou Órgão Equivalente / Coordenador de Projeto de Cooperação Internacional
06 a 20 de junho de 2022 Setembro a novembro de 2022 Pró-Reitoria de Pós-Graduação ou Órgão Equivalente / Coordenador de Projeto de Cooperação Internacional
07 a 18 de novembro de 2022 Janeiro a março de 2023 Pró-Reitoria de Pós-Graduação ou Órgão Equivalente / Coordenador de Projeto de Cooperação Internacional

Editais 2022

Circular PRPG No. 11/2022
Tipo Link  
PDSE - Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior Edital No. 30/2022
PVE - Professor Visitante do Exterior Edital No. 31/2022
PVEJS - Programa de Professor Visitante no Exterior Júnior/Sênior Edital No. 32/2022
CAP - Programa de Capacitação no Exterior Edital No. 33/2022