Prêmio Tese Destaque USP - Ciclo 2022

26 Julho - 29 Agosto 2022

Edital PRPG 51/2022

1. OBJETIVO

Este edital tem como objetivo promover e divulgar a reflexão da Pós-Graduação da USP acerca dos marcos de 1822 e 1922, congregando as pesquisas em nível de doutorado que tratam de temas relacionados ao período da independência do Brasil e do modernismo nas várias áreas de conhecimento. Serão concedidos 3 (três) PRÊMIOS TESE DESTAQUE USP CICLO 22 as (os) autoras (es) das teses escolhidas. Este edital converge às ações que se realizam nas Unidades de Ensino, Institutos Especializados e Museus Estatutários, bem como aos órgãos da PRCEU, e se coaduna com as atividades do GT criado pelo Magnífico Reitor da Universidade de São Paulo através da portaria GR 47, de 26 de fevereiro de 2021, com o objetivo de articular as iniciativas surgidas no âmbito da Universidade relativas ao Projeto USP 22, rebatizado de CICLO 22.

2. ELEGIBILIDADE DAS INSCRIÇÕES

São elegíveis as Teses de Doutorado defendidas entre 01/01/2021 e 31/12/2021 na Universidade de São Paulo.

3. PREMIAÇÃO

• As (os) autoras (es) dos 2 (dois) primeiros colocados das Teses Destaques USP Ciclo 22 receberão um prêmio no valor de R$ 2.500,00;
  • O (a) autor (a) do terceiro colocado das Teses Destaques USP Ciclo 22 será agraciado (a) com Menção Honrosa e receberá um Diploma de Premiação assinado pelo Magnífico Reitor da Universidade de São Paulo e pelo Pró-reitor de Pós-Graduação;
  • As (os) orientadoras (es) dos 3 (três) trabalhos selecionados também receberão um Certificado de Premiação assinado pelo Magnífico Reitor da Universidade de São Paulo e pelo Pró-reitor de Pós-Graduação;
  • Os recursos para a premiação serão provenientes da Pró-Reitoria de Pós-Graduação.

4. CALENDÁRIO

Ação Data Responsável
Publicação do edital 26/07/2022 USP - PRPG
Período de inscrições das propostas Até 29/08/2022 USP-CCP
Análise e Seleção inicial Até 21/10/2022 USP - PRPG – Comissão de Seleção
Divulgação do resultado 24/10/2022 USP - PRPG
Recursos administrativos 25/10 a 28/10/2022 Docentes supervisores
Análise dos recursos administrativos 31/10 até 4/11/2022 USP - PRPG – Comissão de Seleção
Divulgação da lista das(os) 3 vencedoras(es) 07/11/2022 USP - PRPG
Solenidade de entrega da distinção acadêmica A confirmar USP - PRPG e vencedoras(es)

5. DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA

As inscrições serão feitas pelas Comissões Coordenadoras de Programas (CCP). As inscrições serão feitas por meio eletrônico atendendo orientações específicas na página eletrônica da PRPG, até o dia 29/08/2022 às 18h. A documentação necessária é a seguinte:

• Cópia eletrônica da tese;
  • Resumo de 500 palavras, elaborado pelo autor, destacando os aspectos mais relevantes do trabalho realizado;
  • Concordância do (a) autor (a) e do (a) orientador (a) para inscrição no concurso;
  • Listagem da produção intelectual derivada da tese.

6. COMISSÕES JULGADORAS

A USP - Pró-Reitoria de Pós-Graduação, em colaboração com o GT do CICLO 22 USP, definirá uma Comissão de Seleção e de Avaliação que escolherá as 3 (três) teses vencedoras.

7. CRITÉRIOS DE ANÁLISE

Os critérios de premiação deverão considerar: a reflexão e originalidade relacionada ao período independência do Brasil e ao modernismo. A Comissão de Seleção e de Avaliação deverá, de plano, desclassificar projetos que descumpram os requisitos do presente edital.

O objetivo é promover e divulgar a reflexão da Pós-Graduação da USP acerca dos marcos de 1822 e 1922, congregando as pesquisas em nível de doutorado que tratam de temas relacionados ao período da independência do Brasil e do modernismo nas várias áreas de conhecimento. Serão concedidos 3 (três) PRÊMIOS TESE DESTAQUE USP CICLO 22 as (os) autoras (es) das teses escolhidas.